Blog Single

25 mar

A importância do diagnóstico na segurança da informação

Gap Analysis

Buscar soluções em tecnologia da informação é o desejo de muitas empresas. Porém, o que muitas pessoas não se dão conta é que o produto final não é mágico nem vem acabado. Ao contrário, existem soluções, mas para que elas sejam de fato eficazes elas devem partir de um diagnóstico na segurança da informação.

Um diagnóstico é uma resposta encontrada após uma dada investigação. Tal qual médicos, só é possível passar o remédio adequado quando se tem um diagnóstico correto. Caso contrário, corre-se o risco de executar uma proposta inócua, ou pior, que traga danos às pessoas.

No caso do ambiente digital, um diagnóstico na segurança da informação — conhecido como Gap Analysis — é imprescindível para todas as tomadas de decisões. Vamos descobrir nesse artigo porque ele é tão importante e quais os caminhos para se obter uma análise assertiva.

Cada caso, um caminho diferente

Primeiramente, deve-se ter em mente que não existe nenhum formato de segurança da informação que seja padronizado para todas as empresas. Em outras palavras: receitas de bolo não funcionam no universo digital.

Você deve está se perguntando o porquê, já que muitas vezes nos deparamos com casos de sucesso inspiradoras que pouparam negócios milionários de grandes catástrofes. De fato, existem muitos estudos de caso e eles servem para ampliar nosso conhecimento e perceber as inúmeras possibilidades que existem nesse meio de tecnologia da informação.

Mas não podemos simplesmente replicá-los aleatoriamente. É preciso, antes, um diagnóstico da segurança da informação individualizado e personalizado. A padronização não é um caminho seguro, pois ela ignora justamente as particularidades de cada empresa e as possíveis brechas de sistema que põe em risco informações corporativas relevantes. Por isso, o Gap Analysis deve ser feito dentro da realidade das empresas e da sua situação em termos de segurança digital.

Como deve ser um diagnóstico da segurança da informação

Já que sabemos dos perigos de buscar soluções prontas e padronizadas para os sistemas da informação, é preciso saber como efetivar uma boa análise.

A Gap Analysis considera todas as áreas da empesa, todos os processos utilizados na segurança da informação, tais como:

  • comportamento do staff no ambiente on e off line
  • treinamento de pessoal
  • uso de senhas e e-mails corporativos
  • políticas de acesso
  • formas de armazenamento de dados
  • softwares e sistemas e monitoramento
  • política de privacidade
  • Governança
  • Infraestrutura de TI

Ou seja, somente após a análise criteriosa desses itens é que se pode chegar a um prognóstico sobre quais os pontos fortes da segurança digital de uma empresa e quais os seus pontos de vulnerabilidade. Com base nessa perspectiva, traça-se um plano personalizado e adequado única e exclusivamente às demandas daquela empresa.

Uma arquitetura da segurança eficaz e única

Como existem inúmeras características a serem avaliadas, existem também muitas configurações distintas. Pode ser interessante para uma empresa investir em um pacote de nuvem privado para backup, enquanto para outras pode-se ser mais vantajoso fazer um sistema misto entre nuvem privada e pública.

Em outros casos, pode-se chegar à conclusão de que é necessário treinamento dos funcionários e controle de acesso às informações mais valiosas. Ou ainda que o uso de um determinado sistema está sendo subutilizado ou existe um processo falho de backup e atualizações. Toda essa compilação de conhecimento leva a proposições diferentes e únicas.

Para todas essas situações, é recomendado que profissionais experientes sejam os responsáveis por esse processo de anamnese. Além de ter acesso aos pontos fracos em segurança digital de um determinado lugar, apenas empresas especializadas podem, a partir de sua própria metodologia, oferecer as melhores e mais especificas estratégias.

Portanto, um bom diagnóstico na segurança da informação pode ser o diferencial entre uma solução padrão e pouco eficaz, que representará perda de recursos, e uma solução que traga resultados sustentáveis e deixe a empresa segura para enfrentar todas as ameaças cibernéticas que existem hoje. Bons gestores sabem qual a melhor resposta. Se você deseja um diagnóstico mais completo para a segurança da sua empresa, ligue para a gente e agende uma visita. Até a próxima!

Related Posts

Leave A Comment