Blog Single

13 mar

Armazenamento em nuvem: seus dados estão seguros?

Cloud Security

O uso do armazenamento em nuvem para usuários domésticos é cada mais uma realidade dos gadgets mais populares. Músicas, fotos e arquivos de todos os tipos estão migrando do disco rígido do computador para um serviço virtual com acesso via browser.

O mesmo está acontecendo no ambiente empresarial. Cresce a tendência de empresas buscarem um serviço de armazenamento em nuvem para ter seus arquivos em um ambiente seguro e descentralizado. Mas o quanto seguro é o armazenamento em nuvem? As empresas correm algum risco em migrar do datacenter para a nuvem?

Vamos explorar o tema neste artigo. Continue a leitura.

O que é o armazenamento em nuvem?

Mais do que um repositório de arquivos, a nuvem é um novo conceito de arquitetura da informação que permite o acesso a todos os dados de uma empresa de qualquer dispositivo conectado à internet. Empresas que adotaram a nuvem como solução ganham mais dinâmica de ação, uma vez que descentralizam o acesso a seus dados e aprimoram a comunicação.

De acordo com a CompTIA, uma associação americana da indústria de TI, já chega a 60% a quantidade de empresas que têm seus sistemas baseados em nuvem. A tendência é que este número aumente cada vez mais, uma vez que os novos negócios já nascem na nuvem, não necessitando migrações e novos protocolos.

As vantagens: diminuição de custos e aumento da segurança.

É seguro manter arquivos na nuvem?

A resposta imediata é sim. Contudo, é de conhecimento público que não existe solução 100% segura no universo da tecnologia da informação. São os esforços constante em detectar ameaças e aumentar o nível de proteção que levam à real segurança da informação.

A nuvem, em tese, aumenta o teatro de ação dos hackers, uma vez que as informações valiosas estão fora do perímetro de segurança formado por antivírus e firewalls. Contudo, a segurança tende a aumentar porque a infraestrutura de proteção é mais bem arquitetada e robusta, pois é um serviço que precisa garantir sua eficiência.

Seja uma nuvem privada ou uma nuvem pública (aquelas mantidas por grandes corporações como Apple e Google), há um trabalho intensivo de criação de um perímetro de segurança, monitoramento, soluções de proteção e criação de protocolos para tornar difícil a ação de hackers e programas maliciosos. As camadas de segurança vão se intensificando para controlar o fluxo e reduzir a possibilidade de problemas como invasões e vazamentos.

Contudo, nada disso pode prescindir da manutenção de uma suíte de segurança adequada e do treinamento do pessoal para detectar ameaças e ter um comportamento seguro. A computação na nuvem é uma solução contemporânea que adiciona proteção para a sua área de atuação, sem prescindir de tudo o que já era feito antes.

O armazenamento em nuvem é uma tendência e, no futuro, o conceito de Cloud-only estará consolidado, sendo o ponto de partida das novas corporações. Soluções de segurança da informação neste ambiente devem ser desenvolvidas com mais velocidade e eficiência para atende a todas as demandas que surgirem.

Estamos de olho em tudo o que acontece no mundo da segurança da informação. Para não perder nenhum artigo do nosso blog, siga-nos nas mídias sociais.

Related Posts

Leave A Comment